Portal de transparência da Câmara Municipal de Diamantina
Wagner Alcantara Alexandre
Cargo:
Vereador
Partido:
SD - Solidariedade
E-Mail:
Legislatura(s):
Legislatura - 01/01/2021 a 31/12/2024

Biografia

Wagner Alcantara Alexandre nasceu em 29/11/1964, na cidade do Rio de Janeiro, é casado e pai de um casal de filhos. É graduado em Direito desde 1989 pela Faculdade Fundação Monsenhor Messias de Sete Lagoas/MG. Ingressou na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais em 1990, exercendo a função de Investigador Policial na Delegacia Regional de Diamantina. Filho de Lourival José Alexandre, que foi vereador por cinco mandatos consecutivos, sempre esteve presente nos diversos segmentos da população diamantinense, ajudando e orientando a todos. Candidatou a Vereador pela primeira vez em 2020, sendo eleito em primeiro lugar com 1121 votos, assumindo a legislatura 2021-2024.


01/01/2021 a 31/12/2021 - Vice-presidente da Comissão Obras, Bens e Serviços Públicos
Requerimento 0031/2021
Proponente: Wagner Alcantara Alexandre
Reunião: 14/06/2021
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: Requeremos a V. Exª., nos termos do artigo 105 do Regimento Interno, que todas as viagens autorizadas a servidores e vereadores desta Casa, respectivas diárias e relatórios de prestação de contas, bem como a prestação de contras com os gastos realizados através da verba indenizatória dos vereadores, sejam disponibilizados, mensalmente, em relatório simplificado a ser publicado na página oficial da Câmara Municipal de Diamantina na internet, juntamente e nos mesmos moldes do que ocorre com os subsídios dos Vereadores e servidores, ou seja, em arquivo separado, no formato PDF, de fácil acesso e visibilidade, em obediência ao artigo 37 da Constituição Federal, que determina que “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade eficiência...” e também ao que preconiza a Lei da Transparência (Lei Federal n.º 12.527/2011). Nestes termos, esperam e pedem aprovação.
Requerimento 0030/2021
Proponente: Wagner Alcantara Alexandre
Reunião: 31/05/2021
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: Requeiro a V.Exª que, em razão da dignidade do cargo de Presidente, ao qual não é permitido fazer aparte ou réplica, que V. Exª. ao fazer uso da palavra na parte das reuniões Ordinárias ou Extraordinárias denominada “ CONSIDERAÇOES FINAIS”, que V. Exª transfira a Presidência para o Vice- Presidente ou então, autorize de forma escrita, verbal ou tacitamente, que enquanto estiver como Presidente desta Casa, tal procedimento está liberado. Referida medida se faz necessária, para que o direito de resposta e do contraditório seja estabelecido sem nenhum tipo de distinção.
Requerimento 0026/2021
Proponente: Wagner Alcantara Alexandre
Reunião: 10/05/2021
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: Nos termos dos artigos 105 e 122 do Regimento Interno, que todas as emendas que forem apresentadas, tanto pelos Vereadores, quanto pelas comissões, bancadas ou pelos blocos parlamentares, sejam encaminhadas a todos os Vereadores de forma impressa ou pelo aplicativo do celular, com pelo menos 24 horas de antecedência ao horário da reunião em que serão votadas, para que haja tempo hábil de serem analisadas. Nestes termos, espero aprovação.
Indicação 0150/2021
Proponente: Wagner Alcantara Alexandre
Reunião: 26/04/2021
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação Ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Juscelino Brasiliano Roque, via da qual solicito-lhe e INDICO-lhe a gentileza de acionar a Secretaria competente para providenciar a instalação de gradis de ferro nas portas e janelas dos postos de saúde/Unidades Básicas de Saúde (UBSs)/Estratégia Saúde da Família (ESF) e, oportunamente, disponibilização de vigias para eles, nos períodos noturnos . JUSTIFICAÇÃO A medida acima tem por objetivo impedir roubos - como ocorrido há pouco tempo no posto de saúde doo bairro Vila Operária - e também de ações por parte de vândalos, em detrimento da população e prejuízos patrimoniais e financeiros para o erário municipal.
Requerimento 0022/2021
Proponente: Wagner Alcantara Alexandre
Reunião: 08/04/2021
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: Respeitosamente, nos termos do artigo 50 da Constituição Federal, combinado com o artigo 105 do Regimento Interno, e considerando o agravamento da Pandemia do Covid-19, sejam convidados o Excelentíssimo Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, os ilustríssimos Gerente da Gerência Regional de Saúde e provedores da Santa Casa de Caridade de Diamantina e do Hospital Nossa Senhora da Saúde, para que compareçam ao Plenário desta Casa, em dias distintos e com a maior brevidade possível, a fim de prestarem esclarecimentos acerca das medidas que estão sendo tomadas no âmbito deste município, com relação ao enfrentamento à pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Nestes termos, aguardo deferimento.
Indicação 0036/2021
Proponente: Wagner Alcantara Alexandre
Reunião: 01/03/2021
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação Apresento a V. Exª, nos termos do artigo 104 do Regimento Interno, a presente Indicação a ser encaminhada ao Senhor Prefeito, sugerindo que seja encaminhado a esta Casa Projeto de Lei com a inclusão do benefício do adicional de periculosidade aos profissionais que fazem a vigilância dos prédios públicos sob responsabilidade deste município. O adicional de periculosidade é um valor assegurado ao empregado exposto a atividades periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela CLT, e é devido a todo trabalhador que, por sua natureza ou método de trabalho, esteja sujeito a roubos ou outras espécies de violência física naz atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
Veja mais...
Data:22/02/2021
Expediente:Orador Inscrito
Tema: